A superbactéria Escherichia Coli, originada na Índia e Paquistão com o gene  mutante  NDM-1  de  altíssima resistência a antibióticos e que pode levar à morte por pneumonia ou infecções urinárias, serve como novo alerta sobre o risco da ingestão de água potável ou mineral contaminada.


A regulamentação do tempo de uso de garrafões retornáveis, defendida no Fórum da 1º Fórum da APAN em agosto de 2008  foi um avanço, mas ainda é possível ampliar os cuidados preventivos nas fontes para preservar a saúde dos consumidores.


A água mineral natural é muito vulnerável às contaminações e a legislação sobre os cuidados na captação e envase pode ser aperfeiçoada.

Por exemplo, o fornecimento de laudos de análises físico-químicas de águas captadas nas nascentes não atesta sua qualidade, como sendo de saída da linha de produção.

A demora na higiene interna das tubulações inox e nos equipamentos que ligam a nascente ao envase favorece a formação de bactérias e acelera a coloração verde da água, quando exposta à luz solar.

Limpar e reenvasar garrafões contaminados com resíduos do verde das algas não é aconselhável, pois partes microscópicas delas podem comprometer a qualidade da água.

Esse descuido pode prejudicar o conceito da marca no mercado, na mídia e resultados com altos investimentos porque não há como convencer o consumidor de que o culpado pelo verde da água é o Sol.

Algumas medidas podem ser adotadas para preservar a saúde humana e o valor intangível das nossas marcas de água mineral, como:

- Cumprimento rigoroso de medidas preventivas estabelecidas em APPCC e POP.

- Laudos de análises físico-químicas quinzenais da nascente e do envase na produção.

- Coleta diária de amostras e armazenamento em local adequado, por dois meses.

- Obrigatoriedade de fornecimento e afixação dos Laudos nos distribuidores.

- Exames médicos periódicos para inspetores de qualidade de garrafão e da produção iguais aos de Manipuladores de Alimentos.

Artigo divulgado com exclusividade para o 2º Fórum da APAN Associação Paulista de Nutrição (Faculdade São Camilo) em 20 de Agosto de 2010.

Jacir Pinto de Araujo
Consultor de Gestão em Negócios